PUBLICIDADE
Notícias

Tufão afeta a costa leste da China e moradores abandonam suas casas

14:23 | 11/07/2015
NULL
NULL
O tufão Chan-hom atingiu neste sábado, 11, a costa leste da China, o que levou as autoridades a ordenarem a saída de mais de um milhão de pessoas de suas casas, além de ter provocado problemas nos transportes públicos e chuvas torrenciais.


O fenômeno foi anunciado como o tufão mais potente a afetar a província de Zhejiang, ao sul de Xangai, desde 1949, segundo o Centro Nacional de Meteorologia (NMC).

O tufão tocou a terra às 16H40 (5H40 de Brasília) em uma ilha próxima ao porto de Ningbo (onde vivem seis milhões de habitantes) e as autoridades projetam um deslocamento pela costa no sentido norte, o que também afetará Xangai, onde vivem mais de 23 milhões de pessoas.

As autoridades meteorológicas haviam anunciado que o tufão provocaria ventos de até 162 km/h, mas com uma desaceleração progressiva. Neste sábado, o governo emitiu o alerta vermelho, nível máximo de perigo.
[FOTO2]













Em Zhejiang, mais de um milhão de pessoas deixaram suas casas, segundo a imprensa estatal.
Quase 30.000 barcos de pesca foram obrigados a retornar ao porto, em consequência das ondas que alcançavam até 10 metros. No litoral, a tempestade derrubou árvores e sinais de trânsito, Na cidade de Cixi, um edifício abandonado desabou, informou a imprensa.

As imagens exibidas pelos canais de televisão mostram plantações inundadas no distrito de Sanmen. "É possível que não aconteça nenhuma colheita esta temporada", lamentou um agricultor.

Em algumas localidades foram registrados mais de 300 mm de chuvas em 24 horas. As autoridades também informaram sobre deslizamentos de terra. "Fechamos todas as portas e janelas e estocamos comida", disse à agência Xinhua Liu Yimin, que mora no vilarejo costeiro de Huagang. Mais de 600 voos foram cancelados nos aeroportos da província.

Xangai também se preparava para a chegada do tufão. Os habitantes foram aconselhados a permanecer em suas casas e os eventos ao ar livre foram cancelados. A emblemática torre Oriental Pearl Tower foi fechada aos turistas. Mais de 400 voos foram cancelados, assim como 330 viagens de ônibus. Os trens também foram afetados.
[FOTO3]













Em Fujian, sul da província de Zhejiang, mais de 30.000 pessoas foram retiradas de suas casas. Em Jiangsu, ao norte de Xangai, 46.000 pessoas deixaram suas residências. O tufão é a segunda tempestade que afeta a China em dois dias, após a tempestade tropical Linfa na costa de Guangdong (sul).

O Chan-hom deixou cinco mortos na passagem pelas Filipinas esta semana e deixou mais de 20 feridos no arquipélago japonês de Okinawa. Na passagem por Taiwan deixou quatro feridos. Segundo o Centro de Prevenção de Tufões dos Estados Unidos, depois de passar pela China a tempestade seguirá para a península da Coreia.
AFP

TAGS