PUBLICIDADE
Notícias

Tsipras propõe referendo interno em seu partido sobre medidas de austeridade

13:55 | 30/07/2015
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, propôs nesta quinta-feira um referendo dentro de seu partido, o Syriza. Com isso, Tsipras tenta conter as crescentes divisões na avaliação dos companheiros sobre se devem ser aceitas as medidas de austeridade duras exigidas pelos credores em contrapartida para um novo pacote de ajuda financeira.

Durante um discurso ao comitê que estabelece as políticas do partido, o premiê convocou um congresso de emergência para setembro, após a conclusão do acordo de até 86 bilhões de euros. Mas acrescentou que se os rebeldes do partido desejam uma solução mais rápida poderia haver um referendo já no domingo sobre a estratégia futura.

Tsipras tem sido alvo de muitas críticas de boa parte de seu partido, após fechar um acordo preliminar com os credores neste mês. Os dissidentes pediam que o governo cancelasse as negociações para concluir o acordo e avaliasse alternativas. O premiê grego comparou esse voto à ação de "colocar o pino de volta na granada".

O comitê central do partido deverá decidir ainda hoje se segue adiante com o referendo e quando ele será realizado.

A divisão dentro do Syriza se agravou em meados deste mês, quando um quarto dos parlamentares do partido votou contra as medidas de austeridade que eram precondição para o início das negociações com credores internacionais para um terceiro pacote de resgate ao país. As medidas foram aprovadas pelo Parlamento com apoio de partidos da oposição.

Tsipras afirmou que seu governo de esquerda tem de ser "apoiado pelos parlamentares de esquerda ou ser derrubado por seus próprios parlamentares, se eles considerarem que o governo já não é de esquerda". Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS