PUBLICIDADE
Notícias

Tsipras pede que população vote "não" no plebiscito, mas quer país na z.euro

12:30 | 01/07/2015
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, pediu que os gregos votem "não" no plebiscito marcado para domingo. No entanto, Tsipras defendeu que isso não significa a saída do país da zona do euro, mas sim uma postura firme para prosseguir nas negociações em direção a uma "solução sustentável" para a dívida grega.

"O plebiscito não é sobre manter o país na zona do euro", declarou. "A intenção do governo grego é alcançar um acordo com os credores", afirmou o premiê, destacando que a Grécia recebeu uma oferta melhorada sobre redução da dívida desde o anúncio do plebiscito.

Tsipras também afirmou que os rumores de que ele tem um plano secreto para a saída da Grécia da zona do euro são mentiras destinadas a influenciar o resultado do plebiscito. A consulta popular continua prevista para dia 5 de julho, disse Tsipras, acrescentando que estará aberto a uma nova proposta positiva que resulte da reunião que o Eurogrupo fará hoje.

No pronunciamento, Tsipras tentou acalmar os temores gerados pelo controle de capital imposto no país e prometeu que salários, pensões e depósitos bancários estão seguros. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS