PUBLICIDADE
Notícias

Tabloide publica foto de rainha Elizabeth II fazendo saudação nazista em 1933

09:00 | 18/07/2015
O tabloide britânico The Sun publicou em sua edição deste sábado uma foto da rainha Elizabeth II realizando a saudação nazista com sua família em 1933, ano em que Adolf Hitler ascendeu ao poder na Alemanha. A imagem é de uma filmagem realizada quando a atual rainha tinha cerca de sete anos de idade. Ela estava no castelo de Balmoral com seu tio Edward, sua irmã e sua mãe, que também fez a saudação.

A publicação da foto foi criticada abertamente pelo Palácio de Buckingham, em nota. "É desconcertante que essa filmagem, feita há oito décadas e aparentemente do arquivo familiar de Sua Majestade, tenha sido obtida e explorada desta maneira", afirmam representantes da família real.

Em entrevista ao The Sun, o historiador James Holland afirma que a família estava brincando. "Acho que não havia uma criança na Grã-Bretanha nas décadas de 30 ou 40 que não tenham feito uma falsa saudação nazista como brincadeira", afirmou.

O antigo secretário de imprensa da rainha, Dickie Arbiter, afirmou que a família real estaria tranquila a respeito da divulgação do filme, dado o contexto da filmagem e o fato de que os monarcas tiveram uma postura firme contra o nazismo na Segunda Guerra Mundial. No entanto, a família pode estar irritada com o vazamento das imagens à imprensa. O editor do The Sun, Stig Abell, disse que a filmagem foi obtida de forma legítima e que a notícia não foi uma crítica à rainha. Fonte: Associated Press.

TAGS