PUBLICIDADE
Notícias

Suposta frase de Fidel Castro profetizando cenário político se concretiza

Fidel disse que só haveria uma reaproximação entre a ilha e os Estados Unidos quando houvesse um ''Papa sul-americano e um presidente negro em Washington''

18:48 | 23/07/2015
NULL
NULL

Uma frase atribuída ao ex-presidente de Cuba Fidel Castro tem provocado intensos debates na Internet. A frase teria sido dita em 1973, quando Fidel foi questionado que haveria uma reaproximação entre a ilha e os Estados Unidos. O líder cubano disse que esse momento só aconteceria quando houvesse um "Papa sul-americano e um presidente negro em Washington".

Segundo alguns jornais da América Latina, Fidel teria feito essa afirmação em uma coletiva de imprensa naquele ano, respondendo a uma pergunta do suposto jornalista britânico Bryan Davies, após retornar de uma viagem ao Vietnã.

Apesar dos rumores, ainda não foi encontrado nenhuma fonte que afirme que esta declaração tenha acontecido, antes do anúncio da retomada das relações diplomáticas entre os dois países.

[SAIBAMAIS2] 

"Fidel, conseguiremos um dia restabelecer relações diplomáticas com os ianques?", pergunta o guerrilheiro. "Só quando o presidente norte-americano for negro e o Papa, argentino, como você", responde o ex-líder cubano. O diálogo imaginário foi utilizado por diversos jornais satíricos e bastante reproduzido por páginas de humor.

Todo esse episódio foi resgatado pelo jornalista e escritor argentino, Pedro Jorge Solans, durante recente viagem que fez a Cuba para produzir uma reportagem que tratava da reabertura das relações da ilha caribenha com os EUA. A matéria foi originalmente publicada no El Diario de Carlos Paz.

 

Redação O POVO Online

TAGS