PUBLICIDADE
Notícias

Sonda New Horizons alcança a maior aproximação de Plutão

O voo histórico permitirá obter mais informações sobre o planeta anão. Algumas impressões sobre ele já foram divulgadas

09:11 | 14/07/2015
NULL
NULL

A New Horizons, uma sonda espacial americana, vai se aproximar às 8h49 (de Brasília) desta terça-feira, 14, cerca de 12.500 km de Plutão, a menor distância já registrada. A aproximação ocorre após mais de nove anos de viagem e 5 bilhões de quilômetros.

"Parece ficção científica, mas não é: na manhã de terça-feira a New Horizons vai sobrevoar Plutão de muito perto", comemorou Alan Stern, um dos principais engenheiros que trabalham no projeto de 700 milhões de dólares.

Enviada em janeiro de 2006, a New Horizons, a sonda mais rápida já enviada ao espaço, finalmente chegou ao ponto mais próximo de Plutão. Mas como ela circula em alta velocidade, cerca de 49.000 km/h, a pequena sonda, do tamanho de um piano, não vai poder parar e ficar em órbita ao redor do planeta anão.

[SAIBAMAIS 1] Ela vai apenas tocar em Plutão, passando a cerca de 12 mil quilômetros, e durante uma janela de algumas horas poderá obter o máximo de imagens e informações sobre o planeta, sobre o qual não se sabe ainda muita coisa. A sonda vai continuar, a seguir, a observar o cinturão de Kuiper, uma vasta área repleta de pequenos corpos ao longo de toda a órbita de Netuno.


Homenagem

O Google colocou, nesta terça-feira, 14, um doodle em homenagem à chegada de New Horizons ao planeta-anão. A animação mostra o equipamento dando uma volta pelo corpo celeste.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

Redação O POVO Online (com AFP)

TAGS