PUBLICIDADE
Notícias

Sonda da Nasa chega ao ponto mais próximo de Plutão

12:55 | 14/07/2015
A sonda espacial New Horizons, da NASA, a agência especial americana, atingiu hoje o ponto mais próximo de Plutão que poderia ser alcançado, depois de uma viagem que durou nove anos e percorreu cinco bilhões de quilômetros.

O equipamento ficou próximo ao planeta durante 22 horas. Desde segunda-feira, a sonda estava incomunicável e voava no piloto automático, porque não conseguia fazer observações pré-programadas e transmiti-las à Terra ao mesmo tempo. A NASA só saberá se tudo ocorreu como planejado às 22h (de Brasília), quando um breve sinal da espaçonave será alcançado pela equipe de cientistas responsáveis.

Os Estados Unidos são agora o único país a visitar todos os nove planetas no sistema solar. A operação que fez a sonda chegar a plutão custou à NASA cerca de US$ 720 milhões.

Na central onde se realizam as contagens regressivas, centenas de pessoas aguardavam a confirmação da aproximação do equipamento, incluindo os dois filhos do astrônomo americano

que descobriu Plutão em 1930, Clyde Tombaugh.

Na véspera, a NASA havia informado que, com as novas imagens do planeta, constatou-se que Plutão é maior do que se imaginava anteriormente. São 80 quilômetros a mais de diâmetro, para um total de 2,370 milhões de quilômetros. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.

TAGS