PUBLICIDADE
Notícias

Secretário de Defesa dos EUA chega no Iraque para discutir Estado Islâmico

11:10 | 23/07/2015
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, chegou de surpresa em Bagdá, no Iraque, nesta quinta-feira para avaliar o progresso do governo na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico, após o exército iraquiano ter anunciado uma contraofensiva para recapturar a cidade de Ramadi, capital da província de Anbar. Esta é a primeira visita de Carter no Iraque desde que assumiu o cargo em fevereiro e a chegada não foi anunciada por motivo de segurança.

Sua primeira parada na visita, que tem duração de um dia, foi na Academia de Serviço do Contraterrorismo. Ele passou cerca de 20 minutos no local, observando soldados iraquianos no campo de tiro.

Carter disse aos comandantes iraquianos de contraterrorismo que as forças têm realizado um bom trabalho. "Eu sei que vocês têm sofrido grandes perdas também, mas eu só queria dizer que é muito claro para nós em Washington o quão capazes vocês são. Portanto, é um privilégio para nós sermos seus parceiros", afirmou.

Não é esperado que Carter anuncie qualquer alteração importante na estratégia dos EUA ou aumente o número de soldados norte-americanos. A maior parte dos cerca dos 3.360 soldados dos EUA no Iraque estão envolvidos na formação de tropas iraquianas, no aconselhamento de comandantes iraquianos em batalha e no fornecimento de segurança para o pessoal dos EUA, além de instalações.

A visita, no entanto, vem em um momento importante para o governo iraquiano, que anunciou uma contraofensiva para retomar Ramadi. O ataque real sobre a cidade ainda não começou, mas o porta-voz do Pentágono, o coronel do exército Steve Warren, disse que poderia começar dentro de algumas semanas. Fonte: Associated Press.

TAGS