PUBLICIDADE
Notícias

Satoru Iwata, presidente da Nintendo, morre aos 55 anos

Satoru estava na Nintendo desde a década 80 e esteve à frente de uma nova série de consoles de games emblemáticos, como o DS (portáteis) e o Wii

21:28 | 12/07/2015
NULL
NULL

Uma das figuras mais importantes da história dos jogos eletrônicos, o japonês Satoru Iwata, presidente do grupo Nintendo, morreu no fim de semana aos 55 anos, vítima de câncer, em um momento crucial para a empresa que criou o célebre personagem Mario. A morte foi anunciada nests domingo, 12, pela Nintendo em um breve comunicado.

"Eu o vi na semana passada em boa forma, era um excelente diretor", afirmou, surpreso, Junichi Masuda, compositor e diretor de criação dos jogos da série Pokemon

Iwata, considerado um desenvolvedor genial, começou a trabalhar na Nintendo em 2000 e dirigia o grupo desde 2002, o que constituiu uma ascensão fulgurante em uma empresa nipônica.

Iwata deu um novo impulso à empresa, com a criação de consoles emblemáticos como o DS (portátil) e Wii (modelos de mesa). "Foi ele quem ampliou a gama de jogadores, incluindo as mulheres e as pessoas de mais idade", recorda o jornal Nikkei.

Em um primeiro momento ele será substituído por duas pessoas, Shigeru Miyamoto (criador de jogos e personagens) e Genyo Takeda, um dos atuais diretores da Nintendo. Iwata ficou doente há alguns meses e passou por uma operação que o impediu de participar na assembleia geral de acionistas em 2014.
Mais magro, retornou ao trabalho e participou em entrevistas coletivas com o entusiasmo habitual.

A morte de Iwata acontece dois anos depois do falecimento de seu antecessor, Hiroshi Yamauchi, um dos pais dos video games no Japão, que morreu em setembro de 2013, aos 85 anos, vítima de uma pneumonia.

Yamauchi comandou o grupo Nintendo - que tem sede em Kyoto - durante mais de meio século, de 1949 a 2002, quando foi substituído por Iwata. Foi o patriarca Yamauchi que abriu o caminho para que a empresa se transformasse nos anos 80 em uma pioneira dos jogos eletrônicos, na época uma indústria embrionária.

Em 2000, ele foi nomeado diretor da companhia e, em 2002, foi promovido ao cargo de presidente. No ano de 2013, a função de CEO da empresa foi associada.

Segundo o site "Kotaku", o executivo faltou, no ano passado, a maior feira de games do mundo, chamada ''E3''. Na época, ele passou por uma cirurgia para remover um tumor no ducto biliar.

Iwata também esteve à frente de uma nova série de consoles de games emblemáticos, como o DS (portáteis) e o Wii. Ele será substituído em um primeiro momento por duas pessoas, Shigeru Miyamato (criador de jogos e personagens), e Genyo Takeda, um dos atuais dirigentes da Nintendo.

Comunicado:
"A Nintendo lamenta profundamente ter de anunciar que o presidente Satoru Iwata faleceu em 11 de julho de 2015 devido a um tumor no ducto biliar'', disse o anúncio da empresa de videogames. Satoru entrou na Nintendo em 1980, ficando envolvido na produção de jogos como Balloon Fight, EarthBound e os da série de Kirby.

Redação O POVO Online (com AFP)
TAGS