PUBLICIDADE
Notícias

Rússia ameaça vetar resolução sobre genocídio em Srebrenica

21:20 | 07/07/2015
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas retardou um voto sobre a resolução elaborada pelo Reino Unido que condenaria o massacre de 1995 em Srebrenica, durante a Guerra da Bósnia, como um "crime de genocídio" até a quarta-feira, após a Rússia informar aos demais membros que vetaria o texto.

Os defensores da resolução esperavam apoio unânime, no 20º aniversário do massacre por servo-bósnios de cerca de 8 mil homens e meninos muçulmanos que buscavam refúgios em um local supostamente protegido pela ONU. Mas os líderes servo-bósnios e a Sérvia, que têm laços religiosos e culturais com a Rússia, pediram para que o presidente russo, Vladimir Putin, votasse "não".

O governo sérvio rejeitou a resolução proposta por Londres. O primeiro-ministro Aleksandar Vucic disse que participará de cerimônias em memória das vítimas. "Eu representarei a Sérvia, que é capaz de admitir que certos indivíduos cometeram crimes", afirmou Vucic. Segundo ele, porém, não há "culpa coletiva".

A Rússia propôs uma resolução rival, que não menciona nem Srebrenica nem genocídio, mas não há previsão para se votar esse texto. Fonte: Associated Press.

TAGS