PUBLICIDADE
Notícias

Policial americano alega ser inocente sobre assassinato de homem negro

A cidade de Cincinnati foi atingida por vários dias de distúrbios violentos após o homicídio de um homem negro desarmado em 2001

16:30 | 30/07/2015

Um policial branco de Ohio que atirou em um homem negro durante uma blitz de rotina, atitude classificada por procuradores como "sem sentido" e movida por raiva, declarou-se inocente por homicídio, nesta quinta-feira, 30.

O caso vem à tona no momento em que os Estados Unidos lidam com o agravamento de tensões raciais na sequência de uma série de incidentes de alta repercussão envolvendo afro-americanos desarmados sendo assassinados por policiais em situações questionáveis.

Um juiz estipulou a fiança de um milhão de dólares a ser paga por Ray Tensing, em uma breve audiência transmitida pela televisão. Tensing, de 25 anos, não se pronunciou ao sair da corte algemado e vestindo um uniforme de presidiário preto e branco.

O agente, que atuava como policial do campus da Universidade de Cincinnati, inicialmente alegou que atirou depois que Sam DuBose tentou fugir em seu carro e o arrastou com ele. Porém, as câmeras acopladas ao uniforme do policial mostram que Tensing não esteve em perigo durante nenhum momento do incidente.

[saibamais 3] Os procuradores questionaram porque o policial tentou impedir DuBose de ir embora, em primeiro lugar, já que "ele não estava lidando com um suspeito de homicídio, mas apenas com alguém sem a placa do carro", disse o procurador Joseph Deters.

O vídeo mostra o policial se aproximando do carro e pedindo a DuBose sua careira de motorista e os documentos do veículo. O homem calmamente questiona porque foi parado e diz que esqueceu a carteira em casa. Menos de dois minutos depois, DuBose pega as chaves do carro e Tensing grita: "Pare!Pare!".

Em um piscar de olhos, uma arma aparece nas imagens e DuBose se joga no assento de seu carro. O vídeo pula para o momento em que Tensing persegue o carro atirando. DuBose morreu imediatamente, segundo Joseph.


A cidade de Cincinnati foi atingida por vários dias de distúrbios violentos após o homicídio de um homem negro desarmado em 2001.

AFP

TAGS