PUBLICIDADE
Notícias

Pequim vence votação do COI como sede dos Jogos de Inverno-2022

A capital chinesa acolherá a 24ª edição. A próxima edição será celebrada na cidade sul-coreana de PyeongChang em 2018

07:39 | 31/07/2015
NULL
NULL

Pequim organizará os Jogos Olímpicos de Inverno em 2022, depois de superar Almaty (Cazaquistão) na votação que o Comitê Olímpico Internacional (COI) realizou nesta sexta-feira em Kuala Lumpur, anunciou o presidente do organismo, Thomas Bach.

A capital chinesa se converte, assim, na primeira cidade na história olímpica a se tornar sede dos Jogos de Verão (em 2008) e de Inverno. Em uma votação mais apertada que o previsto, na qual participaram os 85 membros do COI com direito a voto, Pequim superou Almaty por 44 votos contra 40 (mais uma abstenção).

A capital chinesa acolherá a 24ª edição dos Jogos de Inverno, que serão disputados pela primeira vez na estação francesa de Chamonix em 1924. A próxima edição será celebrada na cidade sul-coreana de PyeongChang em 2018.

Anunciada como favorita, Pequim divulgou na última apresentação da candidatura ante os membros do COI, nesta mesma sexta-feira pouco antes da votação, uma mensagem do presidente do gigante asiático Xi Jinping na qual ele ofereceu o "apoio forte" do governo chinês e prometeu Jogos fantásticos.

Pequim apresentou uma candidatura com um orçamento muito baixo (3,006 bilhões de dólares) em comparação com 2008 e com uma visão regional, com o objetivo de potencializar os esportes de inverno entre as "300 milhões de pessoas que vivem no norte da China", segundo as autoridades.

A capital chinesa poderá reciclar uma parte das instalações utilizadas em 2008, mas não dispõe de centros de alto nível para as competições que serão disputadas ao ar livre.

AFP
TAGS