PUBLICIDADE
Notícias

Papa envia mensagem de apoio ao povo grego

"O Santo Padre deseja que todo o povo grego sinta a sua proximidade, sobretudo as famílias duramente afetadas por uma crise humana e social tão complexa"

11:56 | 01/07/2015

O papa Francisco enviou uma mensagem de solidariedade ao povo grego, "duramente" afetado por uma crise humana e social "tão complexa como dura", anunciou o Vaticano.

"O Santo Padre deseja que todo o povo grego sinta a sua proximidade, sobretudo as famílias duramente afetadas por uma crise humana e social tão complexa como dura", afirmou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

O papa argentino, que viveu pessoalmente em 2001 a crise de seu país pela dívida externa, considerado o maior default soberano da história, pediu às autoridades da União Europeia e da Grécia que levem em consideração a "dignidade da pessoa", explicou Lombardi.

"A dignidade da pessoa deve permanecer no centro de qualquer debate político e técnico, assim como a hora de tomar decisões responsáveis", pede o pontífice em sua mensagem.

A crise que a Grécia vive, com bancos fechados até a celebração de um referendo no dia 5 de julho, provoca incerteza em todo o mundo.

Sem um acordo, a Grécia pode falir e sair do euro, um cenário desconhecido, de consequências imprevisíveis. "As notícias procedentes da Grécia preocupam pela situação social e econômica do país", afirma o chefe a Igreja Católica, quem em sua recente encíclica "Laudato si' defendeu uma "revolução corajosa" para salvar o planeta. No texto ele acusa o sistema econômico e financeiro, sobretudo os bancos, de desprezo aos pobres.

"O Papa Francisco convida todos os fiéis a rezar pelo bem amado povo grego", completa a nota.

AFP

TAGS