PUBLICIDADE
Notícias

Obama se reúne com ministro saudita na Casa Branca, após acordo com Irã

21:00 | 16/07/2015
Após conseguir fechar o acordo nuclear com o Irã, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá se reunir nesta sexta-feira com o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel al-Jubeir, disse um funcionário na Casa Branca. Trata-se do primeiro encontro com uma autoridade desse país aliado desde que o acordo com Teerã foi anunciado, na terça-feira.

A Arábia Saudita é o maior dos Estados árabes entre os que se mostravam bastante céticos à aproximação diplomática entre Obama e o Irã. O governo norte-americano busca reduzir os temores entre os Estados árabes e cumprir suas promessas de dar mais garantias militares e de segurança.

A atitude dos sauditas em relação ao acordo com Teerã será crucial para se saber a maneira como o pacto será recebido no mundo árabe em geral. A Arábia Saudita vinha mostrando preocupação com o acordo com Teerã, pois teme que o programa nuclear iraniano continue secretamente a buscar armas. Riad também vê uma crescente influência regional iraniana como uma ameaça. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS