PUBLICIDADE
Notícias

Nasa divulga imagens em alta resolução de Plutão; veja vídeo

Lançado em 2006, o equipamento atingiu a distância mais próxima da região espacial, 12,5 mil quilômetros

16:05 | 18/07/2015
NULL
NULL

A Nasa divulgou nesta semana um vídeo mostrando imagens de Plutão, em alta resolução. A gravação feita pela sonda New Horizons foi registrada durante sobrevoo do planeta-anão. Lançado em 2006, o equipamento atingiu a distância mais próxima da região espacial, 12,5 mil quilômetros.

Com as imagens do sobrevoo, cientistas poderão descobrir mais detalhes sobre o corpo celeste e o chamado Cinturão de Kuiper. A agência espacial americana exibiu as primeiras imagens em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira, 15.

A sonda New Horizons, há nove anos no espaço, passou por Plutão às 8h50 (horário de Brasília) desta terça-feira, 14. Anteriormente, as melhores imagens registradas do planeta-anão ocorreram em uma distância de 800 mil quilômetros. Desta vez, a gravação mostra uma resolução dez vezes maior.
[SAIBAMAIS2]
Para chegar até Plutão, a sonda viajou cerca de 5 bilhões de quilômetros, equivalente a distância entre o planeta-anão e a Terra. O equipamento foi lançado dos Estados Unidos, em 2006, a bordo do foguete Atlas.

De acordo com John Grunsfeld, administrador adjunto da missão científica da Nasa, conhecer detalhes sobre Plutão tem captado a atenção do público porque revela notícias sobre a origem da Terra e gera mais perguntas, como, por exemplo, se a vida extraterrestre é possível.

[VIDEO1]

Redação O POVO Online

TAGS