PUBLICIDADE
Notícias

Memorando da UE diz que riscos de novo fracasso estão com a Grécia

08:20 | 13/07/2015
O memorando do acordo entre a Grécia e os credores internacionais joga a responsabilidade de um desfecho feliz da crise grega exclusivamente para Atenas. Mesmo com a necessidade de aprovação dos parlamentos nacionais dos membros da União Europeia, o texto divulgado por Bruxelas nesta manhã afirma literalmente que os riscos de um novo fracasso estão "completamente com a Grécia".

"Os riscos de não concluir rapidamente as negociações continuam plenamente com a Grécia. A Cúpula convida o Eurogrupo a discutir essas questões com caráter de urgência", diz o memorando acordado entre as duas partes. Vale lembrar que o texto precisará ser aprovado pelo legislativo da Grécia e também dos demais países europeus - já que são os credores. A chanceler alemã, Angela Merkel, disse mais cedo que sugerirá aos parlamentares alemães que aprovem o acordo.

Logo em seguida, o documento da UE diz que a responsabilidade sobre a abertura dos bancos também está com Atenas. "A Cúpula está ciente de que uma decisão rápida sobre um novo programa é a condição para permitir que os bancos reabram, evitando assim um aumento do total do financiamento".

TAGS