PUBLICIDADE
Notícias

Líder do Taleban manifesta apoio a negociações de paz no Afeganistão

12:55 | 15/07/2015
O líder do Taleban, Mullah Mohammed Omar, manifestou publicamente apoio, pela primeira vez, às negociações de paz destinadas a acabar com a guerra no Afeganistão, que já dura 14 anos, desde a invasão dos Estados Unidos, em 2001. Apesar disso, pediu aos seus homens que continuem lutando.

Em discurso divulgado nesta quarta-feira, o líder disse que são legítimas "as vias pacíficas" que tem com objetivo continuar com os movimentos de dar fim à ocupação estrangeira e estabelecer um sistema islâmico.

A declaração escrita, divulgada pela operação de imprensa do Taleban, oferece uma visão sobre o pensamento de seu líder. Mullah Omar tem ficado longe dos olhos do público desde os primeiros meses da invasão liderada pelos Estados Unidos em 2001, levando a especulações de que ele teria morrido - um boato que o movimento tem repetidamente tentado dissipar.

A mensagem de Mullah Omar foi a primeira indicação clara de que apoia os recentes esforços para alcançar uma solução negociada para a guerra no Afeganistão. Na semana passada, os membros do Taleban se reuniram com uma delegação do governo afegão, perto de Islamabad, no Paquistão, na primeira conversa frente a frente entre as duas partes.

Essa reunião ocorreu depois de várias rodadas de discussões informais nos últimos meses entre os membros do Taleban e os representantes do governo afegão. "Se olharmos para os nossos regulamentos religiosos, podemos encontrar que as reuniões e interações, mesmo pacíficas, com os inimigos não são proibidas", disse Mullah Omar. "É nosso direito legítimo utilizar todas as vias legais", acrescentou. Fonte: Associated Press.

TAGS