PUBLICIDADE
Notícias

Líder de cartel de drogas no México fugiu da prisão por um túnel de 1,5 km

16:30 | 12/07/2015
O líder do cartel de drogas de Sinaloa, no México, Joaquin "El Chapo" Guzmán, que escapou da penitenciária federal de segurança máxima Altiplano I, no Estado do México, fugiu através de um túnel de 1,5 quilômetro de extensão cavado no espaço do chuveiro dentro se sua cela.

A fuga pelo túnel permitiu Gusmán fazer o que as autoridades mexicanas prometeram que nunca aconteceria depois de sua recaptura no ano passado, de fugir pela segunda vez de uma das penitenciários mais seguras do país.

Se o traficante não for capturado imediatamente, provavelmente ele estará de volta no comando e controle total do cartel de Sinaloa em 48 horas, disse Michael S. Vigil, ex-chefe da Administração anti drogas dos EUA para crimes internacionais.

"Nós nunca iremos encontrá-lo novamente", disse Vígil. "Todos os elogios que o México recebeu em seus esforços antidrogas serão apagados por este acontecimento", completou.,

Uma grande operação de busca foi realizada aos arredores da prisão, incluindo estradas, estados vizinhos e fronteiras. Todos os voos foram cancelados no aeroporto de Toluca, capital do Estado do México.

O Ministério do Interior da Guatemala disse que uma força-tarefa especial de policiais e soldados foi montada para a fronteira com o México, com atenção para qualquer sinal do traficante.

"O governo dos EUA está pronto para trabalhar com os nossos parceiros mexicanos e prestar toda a assistência que puder para ajudar na captura", disse a procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch, em um comunicado.

Esta foi a segunda vez que Guzmán, o chefe do cartel de Sinaloa (conhecido como Cartel do Pacífico), conseguiu escapar da prisão, e sua fuga será um problema para o governo do presidente Enrique Pena Nieto.

O governo foi amplamente elogiado quando Guzmán, fugitivo mais procurado do México, foi recapturado em fevereiro de 2014. Ele tinha sido pego antes, em 1993, mas escapou da prisão em 2001. Fonte: Associated Press

TAGS