PUBLICIDADE
Notícias

Grécia precisa de ajuda de até � 86 bilhões, sendo � 7 bilhões em uma semana

08:10 | 13/07/2015
O acordo entre gregos e credores prevê que a necessidade total de financiamento da Grécia é estimada entre 82 bilhões e 86 bilhões de euros. Desse montante, o texto divulgado por Bruxelas prevê que compromissos de curtíssimo prazo devem consumir mais de 10%. Há estimativa de necessidade de 7 bilhões de euros até 20 de julho, próxima segunda-feira, e outros 5 bilhões de euros em meados de agosto.

Diante da necessidade do governo grego de mais de 80 bilhões de euros em ajuda financeira, sendo 12 bilhões no horizonte de curtíssimo prazo, a União Europeia ressalta "a necessidade de um progresso muito rápido para chegar a uma decisão" sobre o memorando acordado nesta manhã. Além disso, o texto "convida as instituições a explorar possibilidades de redução desse financiamento" necessário à Grécia. Os caminhos propostos pelo acordo citam especificamente "um caminho fiscal alternativo e aumento das receitas de privatização".

Também é urgente a necessidade de aumento da liquidez para o sistema bancário grego. "Diante dos desafios agudos do setor financeiro grego", o memorando cita que eventual acordo poderá prever o estabelecimento de um colchão financeiro para os bancos. Esse "buffer" poderia ter de 10 bilhões a 25 bilhões de euros para potencial necessidade de recapitalização dos bancos e outros custos relacionados ao tema. Desse montante, a UE cita que 10 bilhões de euros poderiam ser oferecidos imediatamente em uma operação específica via Mecanismo de Estabilidade Europeu, o chamado ESM.

TAGS