PUBLICIDADE
Notícias

Explosão mata ao menos 28 pessoas em cidade turca na fronteira com a Síria

09:15 | 20/07/2015
Uma explosão nesta segunda-feira matou ao menos 28 pessoas na cidade de Suruc, na Turquia, perto da fronteira com a Síria, e feriu cerca de 100 pessoas, de acordo com autoridades turcas. A bomba explodiu ao meio-dia do horário local (6h, de Brasília).

Nenhuma grupo assumiu imediatamente a responsabilidade pela explosão.

Suruc fica do outro lado da fronteira da cidade síria de Kobani, local de conflitos entre grupos curdos e militantes do grupo Estado Islâmico. Kobani foi a maior derrota do Estado Islâmico no ano passado desde que o grupo tomou o controle de grandes áreas no Iraque e na Síria e tornou-se um símbolo da resistência curda contra o grupo.

A explosão em Suruc ocorreu em um centro cultural, enquanto um grupo político anunciava, em uma coletiva de imprensa, a reconstrução de Kobani, de acordo com a agência de notícias local, DHA. A agência informou ainda que cerca de 300 pessoas da Federação das Juventudes Socialistas se hospedavam no centro cultural e estavam se preparando para viajar para Kobani.

Uma segunda bomba explodiu ao sul de Kobani, perto de uma milícia curda que se estabelecia na estrada que leva para a maior cidade da Síria, Aleppo, de acordo com a autoridade curda em Kobani, Idriss Naasan. A explosão causou pequenos danos e nenhuma vítima, disse ele.

Kobani foi palco de um ataque surpresa no mês passado que matou mais de 200 pessoas. Fonte: Associated Press.

TAGS