PUBLICIDADE
Notícias

Ex-ministro grego Varoufakis admite que considerou sistema paralelo

10:00 | 27/07/2015
O ex-ministro de Finanças da Grécia Yanis Varoufakis foi autorizado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras a trabalhar na criação de um sistema de pagamentos paralelo para eventuais mudanças radicais nas condições de liquidez bancária, segundo informações do site do jornal grego Kathimerini.

Varoufakis teria recebido aval de Tsipras em dezembro do ano passado, um mês antes do partido esquerdista Syriza chegar ao poder, para a elaboração de um sistema de pagamentos que operaria em euros, mas que poderia mudar para o dracma - a antiga moeda grega - "da noite para o dia", se necessário, afirma a publicação grega. O ex-ministro fez a revelação durante teleconferência com investidores realizada no último dia 16, mais de uma semana depois de ter renunciado ao cargo.

Varoufakis teria trabalhado com uma pequena equipe na elaboração do plano, mas acabou não recebendo a autorização final de Tsipras para seguir em frente, de acordo com o Kathimerini.

Ao jornal britânico Daily Telegraph, Varoufakis confirmou que foram realizados estudos para um eventual sistema paralelo, mas ressaltou que alguns relatos da imprensa grega foram distorcidos, passando a impressão de que ele tramava a volta do dracma desde o princípio.

"O contexto disso tudo é que eles querem me mostrar como um ministro de Finanças trapaceiro e me levar a ser indiciado por traição. Tudo isso faz parte de uma tentativa de anular os primeiros cinco meses deste governo e colocá-lo no lixo da história", disse Varoufakis à publicação britânica.

"(A reportagem) distorce totalmente o meu propósito de querer liquidez paralela. Eu sempre fui completamente contra a saída do euro", acrescentou o ex-ministro, justificando que a iniciativa tinha como objetivo estar preparado para a hipótese de o Banco Central Europeu (BCE) cortar por completo a liquidez emergencial oferecida aos bancos gregos.

TAGS