PUBLICIDADE
Notícias

EUA vão libertar espião israelense Jonathan Pollard em novembro

19:50 | 28/07/2015
Uma comissão federal dos Estados Unidos concedeu a liberdade para Jonathan Pollard, espião israelense preso há 30 anos, informaram seus advogados. Pollard deve ser libertado em novembro.

De acordo com o anúncio, a decisão da comissão foi unânime e não tem relação nenhuma com as negociações dos EUA com o Irã.

O The Wall Street Journal divulgou na semana passada que oficiais norte-americanos estavam se preparando para libertar Pollard e esperavam que sua soltura pudesse abrandar as relações entre os EUA e Israel, bastante prejudicadas devido ao acordo nuclear com o Irã.

De acordo com os advogados de Pollard, o governo dos EUA não se opôs a sua soltura.

O caso era motivo de tensão entre Israel e os EUA há décadas, com muitos governos norte-americanos tendo considerado sua soltura, mas sempre terminavam por rejeitar os apelos de Israel.

Pollard, hoje com 60 anos, era um analista da Marinha dos EUA quando foi preso em 1985, acusado de passar malas contendo segredos do exército norte-americano para Israel. Ele declarou-se culpado em 1986 e foi sentenciado a prisão perpétua em 1987.

"Estamos ansiosos para ver nosso cliente livre em menos de quatro meses", disseram os advogados de Pollard, Eliot Lauer e Jacques Semmelman.

Os advogados afirmaram que, segundo os termos da sua liberdade condicional, Pollard deve permanecer nos Estados Unidos por cinco anos. Ele pediram ao presidente dos EUA, Barack Obama, para usar seu poder de clemência em favor de Pollard e liberá-lo antes de 21 de novembro, data marcada, e permitir que ele deixe o país para se realocar em Israel.

Os advogados ainda disseram que Pollard pretende viver em Nova York caso o governo não permita que ele se mude para Israel. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS