PUBLICIDADE
Notícias

Estados Unidos superam Arábia Saudita na produção de petróleo em 2014

William Zimmern, responsável pelos estudos da petrolífera britânica, disse que desde 1975 isso não ocorria

13:17 | 02/07/2015
NULL
NULL

Os Estados Unidos registraram o maior crescimento em nível mundial na produção de petróleo e ultrapassaram a Arábia Saudita na liderança do setor em 2014, informa o estudo anual sobre energia da BP, apresentado nesta quinta-feira, 2, em Lisboa. O BP Statistical Review of World Energy 2015 é uma das publicações de referência mundial do setor energético.

William Zimmern, responsável pelos estudos da petrolífera britânica, disse que desde 1975 isso não ocorria.

"Os EUA registraram o maior crescimento em nível mundial na produção de petróleo, tornando-se o primeiro país a aumentar a produção em pelo menos 1 milhão de barris por dia durante três anos consecutivos e assumindo o lugar da Arábia Saudita como maior produtor do mundo", adiantou.
[SAIBAMAIS 3]
Essa alteração teve efeito nos preços do petróleo, bem como uma mudança da ordem econômica global, isso porque os Estados Unidos "já não são o maior importador de energia, sendo atualmente a China", disse William Zimmern.

Com a Europa recuando no consumo do petróleo, devido à contração econômica e os Estados Unidos importando cada vez menos petróleo e gás, a produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve-se inalterada e a participação do cartel na produção global caiu para 41%, o nível mais baixo desde 2003", observou o estudo.

Líder no mundo

Em termos globais, o crescimento da produção de petróleo no ano passado "foi mais que o dobro do consumo mundial, com aumento de 2.1 milhões de barris diários, ou seja, 2,3%", mostra o estudo, acrescentando que, "à execeção do carvão", registrou-se em 2014 "um aumento na produção de todos os combustíveis".

Do ponto de vista do consumo, todas as energias cresceram 0,9% em 2014, "uma forte desaceleração em relação a 2013 (mais 2%), bem abaixo da média de 2,1% dos últimos dez anos, apesar de o crescimento económico ter sido semelhante a 2013".

O petróleo permaneceu como o combustível líder no mundo, com 32,6% do consumo global de energia, mas perdeu cota de mercado pelo 15º ano consecutivo.

Quanto à evolução dos preços da energia em 2014 "foi, em geral, fraca, com os preços do petróleo e do carvão caindo globalmente", sendo que o preço do barril de petróleo do Mar do Norte (Brent), de referência para Portugal, "situou-se em uma média de US$ 98,95 por barril, com queda de US$ 9,17 por barril em relação ao nível de 2013.

Agência Brasil
TAGS