PUBLICIDADE
Notícias

Barco com ajuda humanitária da ONU atraca no Iêmen

O navio foi enviado pelo Programa Mundial de Alimentos da ONU após várias tentativas frustradas de entregar ajuda humanitária a milhares de iemenitas em situação desesperada

08:38 | 21/07/2015
NULL
NULL

Um carregamento de ajuda humanitária chegou nesta terça-feira a Áden a bordo do primeiro barco da ONU que atraca nesta cidade do sul do Iêmen após quatro meses de combates, informou o governador.

"Este é o primeiro barco com bandeira da ONU que atraca em Áden desde que a guerra começou", no fim de março, disse o governador Nayef al Bakri no porto da cidade.

O navio foi enviado pelo Programa Mundial de Alimentos da ONU após várias tentativas frustradas de entregar ajuda humanitária a milhares de iemenitas em situação desesperada.

O barco foi recebido por membros do governo no exílio, que chegaram na semana passada a Áden pouco depois que as autoridades anunciaram a libertação da cidade tomada pelos rebeldes xiitas huthis.

O conflito opõe as forças pró-governamentais, apoiadas por uma coalizão aérea árabe dirigida pela Arábia Saudita, com os xiitas apoiados pelos soldados fiéis ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

No dia 10 de julho, a ONU anunciou uma trégua humanitária que não pôde ser concretizada devido aos combates. O conflito deixou mais de 3.200 mortos, dos quais a metade são civis, segundo a organização internacional.

Além disso, 80% da população, ou seja, 21 milhões de pessoas, precisam de ajuda ou proteção e mais de 10 milhões mal conseguem comer ou conseguir água. Em maio, os Emirados Árabes Unidos, membro da coalizão árabe, enviou a Áden por barco vários carregamentos de ajuda humanitária.

 

Redação O POVO Online

TAGS