PUBLICIDADE
Notícias

Ampliação da banda cambial na China não deve facilitar desvalorização do yuan

08:55 | 26/07/2015
As autoridades da China têm indicado fortemente que devem ampliar a banda de negociação do yuan, mas tal movimento não levaria automaticamente a uma desvalorização da moeda, segundo a consultoria britânica Capital Economic. "Se as autoridades querem que o yuan se enfraqueça, uma banda maior não tornaria a tarefa significativamente mais fácil", diz o economista-chefe para Ásia, Mark Williams.

O Conselho de Estado da China reiterou nesta sexta-feira seu objetivo de ampliar a banda cambial, embora não tenha dado nenhum prazo. O yuan pode oscilar dentro de uma faixa de 2% do nível central em relação ao dólar estabelecido diariamente pelo governo.

Alguns economistas têm dito que a China poderia causar uma desvalorização do yuan para incentivar as exportações, em meio à desaceleração da economia local. Entretanto, o país tem prometido manter o câmbio "basicamente estável", enquanto tenta convencer o Fundo Monetário Internacional (FMI) a incluir a divisa na sua cesta de moedas, conhecida pela sigla SDR.

A Capital Economics diz que o yuan deve se valorizar gradualmente no médio prazo, subindo para 5,90 por dólar até o fim de 2017, do nível atual de 6,21 yuans por dólar. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS