PUBLICIDADE
Notícias

Acordo com o Irã vai deter proliferação de armas nucleares, afirma Obama

09:26 | 14/07/2015

O presidente americano, Barack Obama, comemorou nesta terça-feira o histórico acordo nuclear alcançado com o Irã, afirmando que ele está baseado na verificação, não na confiança, e que ajudará a deter a proliferação de armas nucleares na região.

"Todos os caminhos em direção a uma arma nuclear estão cortados", disse Obama em um discurso à nação na Casa Branca, acompanhado pelo vice-presidente Joe Biden. "Este acordo mostra que a diplomacia americana pode trazer mudanças significativas", acrescentou.

"Este acordo nos dá a possibilidade de seguir em uma nova direção. Devemos aproveitar", completou Obama, que citou "diferenças bem reais" e "uma história difícil que não pode ser ignorada", antes de destacar, no entanto, que a mudança é possível.

Obama, que considerava este acordo uma das prioridades de sua política externa, advertiu ainda o Congresso americano contra uma eventual rejeição "irresponsável" do mesmo.

"Pensem no que poderia ter acontecido sem este acordo", disse, em uma mensagem aos congressistas, antes de insistir no risco que representaria uma corrida armamentista nuclear na "região mais instável do mundo".

AFP

TAGS