PUBLICIDADE
Notícias

UE: zona do euro usará todos os instrumentos possíveis p/ garantir estabilidade

17:10 | 27/06/2015
O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, indicou que a zona do euro estará pronta na segunda-feira para lidar com qualquer turbulência financeira diante da crise grega.

Depois reunião de ministros Finanças dos países membros, ele afirmou que o bloco poderia "fazer pleno uso de todos os instrumentos disponíveis para preservar a integridade e estabilidade da zona do euro".

Dijsselbloem observou que isso poderia "complementar qualquer medida" que o Banco Central Europeu (BCE) pudesse tomar, e comentou que os fundos de resgate da zona do euro mantêm-se forte. Ele não comentou potenciais medidas.

O fim do programa de socorro à Grécia, disse ele, "vai exigir medidas por parte das autoridades gregas. As instituições estão prontas para fornecer assistência técnica para a estabilidade do sistema financeiro grego". Ele, entretanto, não especificou medidas.

Dijsselbloem disse que os ministros não discutiram o risco de contágio a outras economias da zona do euro "muito especificamente", mas acrescentou que "em termos gerais, estamos em muito melhor forma do que estávamos há alguns anos." Ele disse que outros países que precisaram de ajuda também estavam em muito melhor forma do que antes.

O vice-presidente da Comissão Europeia para o Euro e o Diálogo Social, Valdis Dombrovskis, acrescentou que os acontecimentos de hoje não implicam em saída da Grécia da zona do euro. "A Grécia permanece na zona do euro", comentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS