PUBLICIDADE
Notícias

Turquia: explosões em comício na Turquia deixam 2 mortos e 80 feridos

16:20 | 06/06/2015
A polícia da Turquia confirmou que ao menos uma das explosões durante um comício do partido curdo HDP (Partido Democrático do Povo) foi causada por uma bomba de TNT e as duas foram acionadas por celulares, segundo o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu. Duas pessoas morreram e aproximadamente 80 estão feridas.

Neste domingo, acontecem eleições parlamentares no País, no qual o voto dos curdos será crucial para determinar se o partido governista AKP terá a maioria necessária para reformar a constituição e transferir os poderes do primeiro-ministro para o presidente Recep Tayyip Erdogan. Se o partido curdo HDP obter o mínimo de 10% dos votos para o parlamento, a reforma está descartada.

As explosões ocorreram em Diyarbakir na sexta-feira e o ministro da agricultura, Mehdi Eker, que é da região, informou que dois policiais estão entre os 80 feridos. Oito pessoas estão em estado grave.

Inicialmente, haviam dúvidas se a explosão havia sido causada por bombas ou por um equipamento elétrico, mas o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu descartou esta hipótese, afirmando que as duas explosões foram atos de "sabotagem" e de "provocação". Fonte: Associated Press.

TAGS