PUBLICIDADE
Notícias

Polícia francesa desmonta acampamentos de imigrantes ilegais em Paris e Calais

11:10 | 02/06/2015
A polícia francesa desmantelou, nesta terça-feira, acampamentos improvisados de imigrantes ilegais em Paris e na cidade portuária de Calais, depois de confrontos violentos no fim de semana com imigrantes armados com facas e tochas de fogo.

A polícia evacuou cerca de 380 imigrantes do Sudão, da Eritréia e da Somália, que tinham montado tendas debaixo de uma ponte de metrô em Paris - o maior campo de imigrantes a aparecer em Paris nos últimos anos, de acordo com autoridades da cidade. Eles foram levados de ônibus para habitações de emergência em torno da capital francesa.

Ao mesmo tempo, a polícia cercou aproximadamente outros cem que tinham montado acampamento em dois locais diferentes dentro e fora de Calais, após 24 deles terem se ferido durante uma briga em massa entre sudaneses e eritreus.

O crescente número de imigrantes em Paris e a crescente tensão em Calais destacam a dificuldade da União Europeia em forjar uma abordagem eficaz para lidar com os imigrantes, que vão desde refugiados políticos a candidatos a emprego em situação irregular.

Cerca de 160 dos foram cercados em Paris na manhã de hoje já pediram ou planejam pedir asilo político na França, disse o comissário de polícia de Paris Bernard Boucault. "Mas a maioria deles está apenas de passagem", afirmou.

Algo entre 2,5 mil e 3 mil imigrantes vivem em Calais, a maioria em um acampamento improvisado apelidado de Nova Floresta - em referência a um antigo acampamento desmontado há vários anos - ao lado de uma creche aberta por autoridades francesas em dezembro do ano passado.

O número aumentou consideravelmente com conflitos na África e a guerra civil na Síria, que estimulam a ida de imigrantes para a Europa. Muitos dos que arriscam suas vidas para atravessar o Mediterrâneo vão para o norte, mas ficam preso na França. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS