PUBLICIDADE
Notícias

Partido do governo da Itália tem vitória apertada em eleições regionais

11:00 | 01/06/2015
O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, obteve uma vitória apertada nas eleições regionais realizadas neste domingo. O Partido Democrático, de Renzi, venceu em cinco de sete regiões. Esse foi o primeiro teste do premiê desde as eleições europeias de maio, quando seu partido ganhou o recorde de 41% dos votos.

No entanto, os resultados mostram que o forte apoio a Renzi está enfrentando desafios, tanto da esquerda quanto da direita, o que pode dificultar seus esforços para reanimar a estagnada economia italiana.

De acordo dos os primeiros resultados das eleições de domingo, candidatos de centro-esquerda venceram facilmente nas regiões centrais. Os candidatos de Renzi, porém, conseguiram apenas uma pequena vitória na Campana e tiveram dificuldades para vencer na Úmbria, tradicionalmente uma região esquerdista.

O partido do primeiro-ministro sofreu uma derrota na Ligúria, onde perdeu para o partido de centro-direita liderado por Silvio Berlusconi, o Forza Italia.

Projeções apontam que o partido de Renzi ficou com 23% dos votos gerais, enquanto o oposicionista Movimento Cinco Estrelas, do ex-comediante Beppe Grillo, consolidou sua posição como segundo maior partido do país com 19% dos votos. A Liga Norte veio em seguida, com 13%, e o Forza Italia ficou com 10%. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS