PUBLICIDADE
Notícias

Papa lançará primeira encíclica sobre meio ambiente nesta quinta

O documento, usado tradicionalmente para os ensinamentos papais mais importantes, está sendo redigido há meses pelo pontífice

17:12 | 14/06/2015
NULL
NULL

O papa Francisco anunciou neste domingo, 14, durante sua bênção na Praça de São Pedro, o lançamento de uma encíclica sobre o meio ambiente na próxima quinta-feira, 18.

O documento, usado tradicionalmente para os ensinamentos papais mais importantes, está sendo redigido há meses pelo pontífice e será a primeira do tipo dedicada ao tema por um papa.

Francisco convidou as milhares de pessoas presentes a prestarem atenção à degradação ecológica e ainda ressaltou que a circular papal não ficará restrita aos católicos e será direcionada a todos.

Desconfiança

As posturas modernizantes do pontífice, no entanto, continuam a ir de encontro com movimentos conservadores e parte do clero dos Estados Unidos.

Diversos conservadores norte-americanos já haviam criticado o tema da encíclica. "O papa Francisco, e digo isso como um católico, tem sido um completo desastre em seus pronunciamentos sobre políticas públicas", escreveu Steve Moore, economista-chefe do The Heritage Foundation, um think-thank conservador.

"Na economia, e ainda mais no meio ambiente, ele tem se aliado com a ultra-esquerda e abraçado uma ideologia que fará as pessoas mais pobres e menos livres", complementou Moore.

Os papas João Paulo II e Bento XVI mantinham uma forte posição em favor da proteção do meio ambiente, mas Francisco será o primeiro a enfrentar as mudanças climáticas de forma significativa.

Redação O POVO Online
TAGS