PUBLICIDADE
Notícias

Papa cria 'ministério' único de Comunicação

Este Dicastério (ministério), ou Secretaria de Comunicação, entrará em funções no dia 29 de junho, disse o comunicado do Vaticano. Será presidido por um prefeito, o diretor do Centro de Televisão do Vaticano (CTV), monsenhor Dario Viganò

11:06 | 27/06/2015
O papa Francisco decretou neste sábado a instauração de um novo ministério único dedicado à Comunicação da Santa Sé, devido ao "contexto midiático atual caracterizado pela presença e o desenvolvimento dos meios digitais", anunciou o Vaticano.

Este Dicastério (ministério), ou Secretaria de Comunicação, entrará em funções no dia 29 de junho, disse o comunicado do Vaticano. Será presidido por um prefeito, o diretor do Centro de Televisão do Vaticano (CTV), monsenhor Dario Viganò.

"O contexto midiático atual, caracterizado pela presença e o desenvolvimento dos meios digitais, pela convergência e interatividade, requer uma reestruturação do sistema de informação da Santa Sé e força uma reorganização que (...) conduz a uma integração e gestão unitária", afirma o Papa, citado no comunicado do Vaticano.

Criado por uma carta apostólica em forma de "motu proprio", este novo Dicastério, acrescenta Francisco, "responderá da melhor maneira às exigências da missão da Igreja".

A nova instância incluirá o Conselho Pontifício para as comunicações sociais, o Gabinete de Imprensa, a Rádio Vaticano, a CTV, o jornal l'Osservatore Romano, o Departamento fotográfico, a Livraria editora vaticana, a tipografia vaticana e o Serviço de internet.

O artigo 3 do decreto especifica que o "novo Dicastério, de acordo com o Secretariado de Estado, estará encarregado do site (www.vatican.va) e da conta do Twitter do papa (@pontifex)". O Vaticano se adapta, desta maneira, à evolução geral dos meios de comunicação e ao predomínio das televisões e redes sociais.

AFP
TAGS