PUBLICIDADE
Notícias

Oposição elege presidentes de ambas as casas do Legislativo da Nigéria

17:00 | 09/06/2015
Parlamentares do principal partido de oposição da Nigéria foram eleitos presidentes tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado do país nesta terça-feira.

Apesar da coalizão liderada pelo presidente Muhammadu Buhari ter a maioria das cadeiras em ambas as casas, seus candidatos foram derrotados pelo Partido Democrático Popular (PDP), do ex-presidente Goodluck Jonathan.

No Senado, foi eleito Bukola Saraki. Apesar de formalmente fazer parte da aliança de Buhari, o ex-governador do estado de Kwara, chegou ao cargo em conluio com a oposição. Poucas horas depois, os deputados elegeram Yabuku Dogara, um candidato do PDP, presidente da Câmara.

O resultado demonstra que a coalizão formada por Buhari já apresenta fortes rachas e também sinaliza uma reorganização por parte do PDP de Goodluck, que deixou o cargo há apenas um mês.

Saraki, o novo presidente do Senado, é conhecido internacionalmente por importar fazendeiros brancos do Zinbabwe para tentar desenvolver a agricultura comercial no estado onde foi governador. O político diz ter transformado seu estado em exportador de alimentos com a estratégia. Fonte: Associated Press.

TAGS