PUBLICIDADE
Notícias

Oposição de centro-direita vence eleição na Dinamarca e premiê deixa o posto

21:40 | 18/06/2015
A oposição de centro-direita, liderada pelo ex-primeiro-ministro Lars Loekke Rasmussen, venceu a eleição parlamentar na Dinamarca, mostraram os resultados oficiais. A vitória foi possível após os fortes ganhos de um partido contrário à imigração, que deseja limitar a influência da União Europeia sobre o pequeno país nórdico.

Com todos os votos apurados, os resultados oficiais preliminares mostraram que o bloco de oposição de Rasmussen conseguiria as 90 cadeiras necessárias para garantir a maioria no Parlamento de 179 postos.

"Quatro anos atrás, nós entregamos as chaves do escritório do primeiro-ministro. Eu disse que era apenas um empréstimo", afirmou Rasmussen a partidários em Copenhague. "Há uma maioria que acredita que a Dinamarca precisa de um novo governo e nos dá a possibilidade de pegar essas chaves de volta", discursou.

A primeira-ministra Helle Thorning-Schmidt admitiu a derrota, dizendo que irá entregar o cargo de premiê e também a liderança do Partido Social Democrata nesta sexta-feira. "Nós fomos derrotados na reta final", disse ela, a primeira mulher do país a chegar ao posto de premiê.

O Partido Liberal, de Rasmussen, perdeu apoio, mas o bloco de centro-direita ainda assim conseguiu a maioria, devido aos ganhos do Partido do Povo Dinamarquês, um grupo populista que se opõe à imigração e mostra ceticismo em relação ao bloco europeu. Fonte: Associated Press.

TAGS