PUBLICIDADE
Notícias

Mulheres protestam contra prisões de manifestantes no Egito

19:50 | 21/06/2015
Dezenas de mulheres realizaram uma vigília neste domingo em frente ao palácio presidencial na capital do Egito, pedindo a libertação de milhares de manifestantes presos e desafiando a lei que proíbe esse tipo de protesto. A polícia montou um cordão de isolamento em torno das mulheres, que carregavam fotos dos presos políticos.

A lei anti protestos, em vigor desde 2013, criminaliza qualquer reunião de mais de cinco pessoas sem permissão prévia da polícia e impõe pesadas multas e penas de prisão para quem violar as regras. As autoridades dizem que a lei é necessária para acabar com o caos que assolou o país desde a revolução de 2011.

Ativistas afirmam que a lei serve para calar opositores. Milhares foram presos acusados de realizar protestos ilegais e violentos. Alguns foram condenados a até 15 anos de cadeia. A defensora de direitos das mulheres Yara Sallam e a ativista Sanaa Seif foram presas há exatamente um ano por conta de um protesto em frente ao palácio presidencial. Elas foram condenados a dois anos de prisão e cumprem pena junto com outros 21 manifestantes presos no mesmo episódio.

Neste domingo não houve relatos de prisão. Fonte: Associated Press.

TAGS