PUBLICIDADE
Notícias

Merkel espera que Grécia e credores cheguem a uma solução antes de quinta-feira

11:35 | 16/06/2015
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse hoje que tem como objetivo que a Grécia chegue a uma solução para as negociações sobre seu programa de ajuda com credores internacionais antes da reunião do Eurogrupo - formado por ministros de Finanças da zona do euro -, marcada para quinta-feira (18). A líder alemã também reiterou que deseja manter a Grécia na zona do euro, mas que Atenas precisa cumprir os termos do atual pacote de resgate, que vence no fim deste mês.

Os comentários de Merkel sinalizam sua relutância em ceder às exigências da Grécia, após discussões entre Atenas e os credores - a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) - fracassarem no fim de semana, em função de divergências sobre reformas que os gregos precisam implementar para garantir nova ajuda financeira.

"Estou concentrando toda minha energia em ajudar as três instituições e a Grécia a encontrarem uma solução, de encontrarem uma proposta em cima da qual as negociações do Eurogrupo podem acontecer em nível (ministerial)", disse Merkel a repórteres, depois de se reunir com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Better. "Eu tenho dito repetidamente que vou fazer o possível para manter a Grécia na zona do euro. Tenho me dedicada a essa tarefa nesses dias."

Merkel, por outro lado, disse que, infelizmente, há poucas novidades sobre a Grécia e que não é possível prever se haverá um acordo antes de quinta. Em entrevista ao jornal alemão Bild, o ministro de Finanças grego, Yanis Varoufakis, disse que não levará novas propostas ao encontro, que será em Luxemburgo.

Repetindo a avaliação de Berlim de que a Grécia precisa respeitar os termos de seu programa de ajuda, Merkel disse ainda que o impasse atual tem a ver com a "implementação (por Atenas) das reformas necessárias e a conclusão do segundo programa de ajuda". "Não tem a ver com qualquer tipo de déficit de financiamento", afirmou a chanceler alemã.

Os credores exigem que a Grécia aceite cortar suas pensões e outros gastos públicos em troca de nova ajuda financeira e da extensão do atual programa, no valor de 245 bilhões de euros (US$ 275 bilhões), além de 30 de junho.

A Grécia já apresentou propostas para cortes de gastos, aumento de impostos e reformas econômicas mais amplas. Mas os credores, em especial a Alemanha e o FMI, acreditam que as propostas não vão suficientemente longe para colocar a economia e finanças gregas numa trajetória de estabilidade no longo prazo. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS