PUBLICIDADE
Notícias

Merkel diz que ajuda à Grécia deverá ter acompanhamento de uso dos recursos

20:00 | 22/06/2015
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que qualquer acordo de ajuda financeira à Grécia terá que ter "uma certa visibilidade" quanto às maneiras como o governo grego será financiado por pelo menos um ano e quanto ao uso a ser dado aos recursos remanescentes do programa de assistência atual.

Merkel e outros participantes do encontro de cúpula emergencial da zona do euro realizada hoje em Bruxelas não falaram sobre os cenários específicos para a prorrogação do programa de ajuda à Grécia.

A porção que cabe à zona do euro do atual programa de ajuda à Grécia, de � 245 bilhões, deixa de vigorar no fim deste mês. Incluindo os desembolsos do programa atual que o FMI se recusou a repassar à Grécia desde setembro do ano passado, o programa ainda tem � 30 bilhões remanescentes.

Merkel disse que é impossível aprovar novos empréstimos da Linha Europeia de Estabilidade Financeira (EFSF) para a Grécia e afirmou que "uma certa visibilidade tem que ser dada, por pelo menos um ano". Ela acrescentou que as propostas apresentadas no fim de semana pelo governo grego "são um bom ponto de partida para mais conversas", mas ressalvou que "muito trabalho ainda precisa ser feito e o tempo é muito curto". Os ministros das Finanças dos países da zona do euro vão se reunir na quarta-feira à noite e os chefes de governo poderão voltar a discutir a questão da Grécia em uma nova reunião de cúpula marcada para quinta-feira.

A chanceler alemã também disse que o Parlamento da Grécia terá de aceitar qualquer acordo antes de ele ser enviado aos Legislativos dos demais países da zona do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS