PUBLICIDADE
Notícias

Inflação ao consumidor da Turquia atinge 8,09% em maio na comparação anual

21:00 | 03/06/2015
A taxa de inflação anual da Turquia avançou menos que o esperado em maio, por causa da desaceleração nos preços dos alimentos, mas permanece bem acima da meta de 5% do banco central para o médio prazo. O índice de preços ao consumidor avançou 8,09% em maio, na comparação com igual mês do ano anterior, e subiu 0,56% ante o mês anterior, informou nesta quarta-feira a agência oficial de estatísticas do país.

A taxa de inflação prevista por analistas ouvidos pelo Wall Street Journal era de 8,2% no ano e de 0,65% no mês em maio. Em abril, a taxa anual de inflação estava em 7,91% no país. O índice de preços ao produtor doméstico avançou em maio 6,54% na comparação anual e 1,11% ante o mês anterior.

O presidente do Banco Central da Turquia, Erdem Basci, elevou sua previsão de inflação para o fim de 2015 para 6,8%, de 5,5% anteriormente. A perspectiva para o próximo ano é de inflação de 5,5%, quando antes era de 5%. Basci disse que a taxa de inflação irá se estabilizar em 5% no médio prazo. Segundo ele, o índice de preços ao consumidor continuará a desacelerar no segundo semestre, em um movimento puxado pelo preço dos alimentos. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS