PUBLICIDADE
Notícias

Indonésia diz que francês condenado à morte esgotou opções de evitar execução

10:20 | 25/06/2015
O Ministério de Relações Exteriores da Indonésia disse nesta quinta-feira que o traficante de drogas francês Serge Atlaoui, condenado à morte, esgotou todas as opções legais na luta para evitar sua execução e que a Indonésia irá proceder "de acordo com a sentença que lhe foi imposta", disse o porta-voz do ministério, Aarmanatha Nasir.

O chanceler francês Laurent Fabius disse que seu governo está "totalmente mobilizado" em apoiar Atlaoui, de 51 anos, cujo apelo final foi negado na segunda-feira por um tribunal administrativo na capital da Indonésia, Jacarta. Em dezembro, o governo indonésio já tinha negado clemência.

Nasir disse que a Indonésia não recebeu todos os pedidos específicos do governo francês na sequência da sua declaração em reação à rejeição do apelo final de Atlaoui.

Por sua vez, o porta-voz afirmou que a Indonésia reconhece que os governos têm a obrigação de proteger seus cidadãos no exterior, mas devem cumprir as leis locais. A Procuradoria-Geral do país disse Atlaoui não será executado durante o mês sagrado do Ramadã, que termina em meados de julho.

A Indonésia já executou 14 pessoas condenadas por tráfico de drogas neste ano, a maioria estrangeiros.

O francês foi preso em 2005 por envolvimento em uma fábrica de ecstasy nos arredores de Jacarta. Seus advogados dizem que ele foi empregado como soldador na fábrica e não sabia dos produtos químicos que eram utilizados no local. Fonte: Associated Press.

TAGS