PUBLICIDADE
Notícias

Grécia precisa se movimentar para fechar acordo, diz porta-voz alemão

08:55 | 26/06/2015
A Grécia precisa se comprometer a buscar um acordo de resgate com seus credores internacionais, afirmou hoje o porta-voz do Ministério de Finanças da Alemanha, acrescentando que a reunião do Eurogrupo para discutir o assunto, marcada para este sábado, será decisiva.

"O lado grego precisa se movimentar...está muito claro que o lado grego precisa agora fazer sua contribuição para resolver o problema", disse Martin Jäger, porta-voz do ministro de Finanças alemão, Wolfgang Schäuble. "Esperamos chegar a uma boa conclusão. Vamos a essa reunião com expectativas realistas."

Jäger também reiterou que a Alemanha deseja que a Grécia permaneça na zona do euro e que os credores de Atenas - o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia - fizeram uma oferta "generosa" aos gregos.

A Grécia está negociando a adoção de medidas de austeridade que lhe permitam garantir a liberação dos 7,2 bilhões de euros (US$ 8,06 bilhões) restantes de seu atual programa de ajuda, que tem valor total de 245 bilhões de euros e que vence na terça-feira (30). No mesmo dia, Atenas tem uma dívida de 1,55 bilhão de euros a saldar com o FMI.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o presidente da França, François Hollande, e o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, se reuniram mais cedo em Bruxelas, mas a vice-porta-voz de Merkel, Christiane Wirtz, enfatizou que o encontro foi apenas parte de um "processo de acompanhamento".

A decisão sobre resgate precisa ser feita pela Grécia e por seus credores, junto com os ministros de Finanças da zona do euro, que formam o Eurogrupo, acrescentou Christiane. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS