PUBLICIDADE
Notícias

Governo da Indonésia afirma estar "preocupado" com ação da Austrália sobre barco

17:10 | 11/06/2015
O Ministro das Relações Exteriores da Indonésia afirmou nesta quinta-feira que está "muito preocupado" com a alegação de que o governo da Austrália pagou a tripulação de um barco com 65 imigrantes, incluindo crianças e grávidas, para retornar para a Indonésia.

A polícia da província de Nusa Tenggara, no leste, afirmou que o capitão do barco e cinco integrantes da tripulação, presos na ilha de Rote, alegaram que cada um recebeu US$ 5 mil após serem interceptados por um navio da Marinha australiana no dia 20 de maio.

O porta-voz do ministro, Arrmanatha Nasir, disse que o governo da Indonésia está preocupado que se esses pagamentos forem confirmados, podem encorajar o tráfico humano.

A Austrália tem a política de recusar asilo para imigrantes que chegam à costa por barco. Imigrantes que fogem da pobreza e opressão usam a Indonésia como local de passagem para chegar na Austrália em barcos com péssimas condições de navegação.

A polícia afirmou que o barco carregava 65 imigrantes, a maioria do Sri Lanka e alguns de Bangladesh e tinha o objetivo de chegar na Nova Zelândia.

De acordo com o depoimento dado pela tripulação para a polícia, o barco foi abordado na Ilha Christmas, em águas australianas, por um oficial da Marinha que falava indonésio e negociou o retorno da embarcação. As autoridades australianas disponibilizaram dois barcos com gasolina e comida suficiente para retornar para a Indonésia, disse a tripulação.

O ministro da Imigração da Austrália, Peter Dutton, disse que o departamento não comenta operações em andamento. "No momento apropriado, comentaremos sobre barcos que retornamos, aonde o fizemos e aonde foi seguro fazê-lo", comentou em entrevista para a rádio 2GB. Fonte: Associated Press.

TAGS