PUBLICIDADE
Notícias

FMI diz que riscos envolvendo a Grécia parecem gerenciáveis para a zona do euro

15:40 | 18/06/2015
As consequências de um default da Grécia sobre suas dívidas, ou a subsequente saída do país da zona do euro, parecem ser gerenciáveis para a área da moeda comum como um todo, afirmou o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta quinta-feira.

Em sua avaliação anual sobre a economia da zona do euro, o Fundo afirmou que o Banco Central Europeu (BCE) lançou recentemente um programa de compra de bônus e que os fundos de resgate da zona do euro ajudariam a garantir que qualquer "contágio no mercado" seja "muito reduzido".

No prazo mais longo, o FMI disse que a zona do euro poderia responder a quaisquer dúvidas sobre sua coerência, caso a Grécia deixe o grupo. "Para além do curto prazo, os riscos envolvendo a Grécia podem ser gerenciados, enquanto houver esforços concertados para acelerar e aprofundar a integração dentro da união monetária para torná-la mais resistente", afirmou o FMI.

O Fundo ainda afirmou que o euro está "moderadamente mais fraco do que o nível consistente com os fundamentos", em sua avaliação. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS