PUBLICIDADE
Notícias

Falece ex-primeiro-ministro e ex-espião russo Yevgueni Primakov

Diretor do serviço de inteligência exterior russo de 1991 a 1996, Yevgueni Primakov foi nomeado ministro das Relações Exteriores em 1996

06:14 | 26/06/2015

O ex-espião e ex-primeiro-ministro russo (1998-1999) Yevgueni Primakov faleceu nesta sexta-feira em Moscou aos 85 anos, anunciou o porta-voz do Kremlin citado pelas agências russas.

Depois de ter sido diretor do serviço de inteligência exterior russo de 1991 a 1996, Yevgueni Primakov foi nomeado ministro das Relações Exteriores em 1996 e posteriormente primeiro-ministro durante nove meses, de setembro de 1998 a maio de 1999.

O presidente Vladimir Putin foi informado sobre a morte de Primakov, anunciou o porta-voz do Kremlin, Dimitri Peskov. "Era um homem de Estado, um cientista, um político. Deixa um grande legado", declarou.

"O presidente Putin e ele se encontraram há um mês. Naquela ocasião, Primakov entregou a ele seu último livro", acrescentou.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Putin dava grande importância à opinião de Primakov, "particularmente neste período turbulento".

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento, Konstantin Kosachev, citado pela agência Tass, prestou homenagem a este dirigente que "sempre será lembrado como o homem do patriotismo e da probidade" na Rússia.

"Era um grande cidadão russo, um homem de Estado que sabia tomar as decisões certas nos momentos críticos", declarou à agência Interfax Yuri Lujkov, que foi prefeito de Moscou de 1992 a 2010.

AFP

TAGS