PUBLICIDADE
Notícias

Ex-prefeito detido encerra greve de fome na Venezuela, diz advogado

18:40 | 11/06/2015
O ex-prefeito oposicionista Daniel Ceballos acabou com uma greve de fome que já durava 20 dias, anunciou nesta quinta-feira o advogado dele. Ceballos, atualmente detido em uma prisão no centro da Venezuela, decidiu acabar com o protesto "depois da liberação de um grupo de preços políticos" e das ofertas feitas pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul) de enviar observadores às eleições parlamentares previstas para este ano, disse o advogado Juan Carlos Gutiérrez.

O dirigente partidário Leopoldo López, da sigla Voluntad Popular, mantém uma greve de fome desde 24 de maio. Gutiérrez disse que se reunirá nesta quinta-feira com ele, na prisão militar de Ramo Verde, para saber a posição de López sobre a possibilidade de acabar com o protesto. Ceballos e López pertencem ao mesmo partido.

López é julgado por suposta responsabilidade em atos violentos ocorridos na capital em fevereiro de 2014 que deixaram três mortos. Ele afirma ser inocente. Ceballos também é acusado de incitação à violência.

Já o general Antonio Rivero, que foi alvo de um pedido de prisão do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em 2014, se uniu em Nova York a uma greve de fome mantida por estudantes venezuelanos diante da Organização das Nações Unidas, para exigir que o organismo internacional se pronuncie e exija a libertação de mais de 50 estudantes presos no país sul-americano. Rivero é procurado na Venezuela por incitação pública e associação para delinquir.

Rivero, que disse estar vivendo na Flórida, explicou que viajou a Nova York para tramitar seu caso no Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos. Quando soube do protesto, decidiu unir-se a ele. Fonte: Associated Press.

TAGS