PUBLICIDADE
Notícias

Ex-chefe de segurança da China é condenado a prisão perpétua

11:55 | 11/06/2015
O antigo chefe de segurança da China, Zhou Yongkang, foi condenado a prisão perpétua por corrupção nesta quinta-feira, uma vitória para a campanha anti-corrupção do presidente do país, Xi Jinping, que consolida sua autoridade ao remover um oponente em potencial.

Zhou Yongkang, um antigo membro do Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista, é o maior nome a cair desde a implementação do programa anti-corrupção de Jinping que pretende acabar com a cultura de suborno e tráfico de influência dentro do governo.

O Tribunal de 1.ª Instância de Tianjin, norte do país, afirmou que Zhou foi sentenciado após ser julgado no dia 22 de maio por acusações de recebimento de suborno, abuso de poder e vazamento de segredos de estado. o tribunal decidiu também confiscar todo o seu patrimônio. O julgamento ocorreu a portas fechadas.

De acordo com o Tribunal, Zhou recebeu, direta ou indiretamente, um total de 130 milhões de yuans (US$ 21 milhões) em subornos e usou sua influência para permitir que outras pessoas adquirissem 2,1 bilhão de yuans (US$ 343 milhões) em lucros de acordos comerciais, o que causou uma perda de 1,4 bilhão de yuans para o Tesouro Chinês - provavelmente através da venda de bônus do governo por um preço menor. Fonte: Associated Press.

TAGS