PUBLICIDADE
Notícias

EUA dizem que perna quebrada de Kerry não atrapalha negociação nuclear com Irã

19:00 | 01/06/2015
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, chegou nesta segunda-feira a Boston, voltando de Genebra, na Suíça, para a realização de uma cirurgia em sua perna quebrada. Autoridades dos Estados Unidos insistiram, porém, que o acidente com Kerry não ameaça a participação dele nas negociações nucleares com o Irã.

Com o prazo de fim de junho para um acordo com Teerã se aproximando, Kerry, de 71 anos, deixou Genebra a bordo de um avião militar dos Estados Unidos. Ele deve passar por uma cirurgia no fêmur direito, fraturado no domingo em um acidente de bicicleta. Um amante do ciclismo, Kerry já passou por uma cirurgia no quadril há vários anos. Agora, a fratura foi perto do quadril, gerando a especulação de que Kerry não pudesse mais se envolver nas negociações.

O Departamento do Estado rechaçou essas sugestões, dizendo que Kerry está comprometido com um "calendário agressivo de recuperação" e passou boa parte do domingo e da segunda-feira ao telefone com colegas, incluindo o presidente Barack Obama e ministros das Relações Exteriores da França, da Espanha e do Irã. No sábado, Kerry passou seis horas reunido com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Javad Zarif, antes do acidente. A autoridade norte-americana espera participar pessoalmente das próximas rodadas de negociações com o Irã.

Já o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, disse que um possível acordo nuclear com o Irã poderia gerar uma corrida por armas nucleares no Oriente Médio, a menos que Teerã permita que inspetores internacionais tenham acesso a bases militares iranianas e outras áreas secretas ligadas ao programa nuclear do país. Em entrevista ao Wall Street Journal, Fabius insistiu que a autorização para inspecionar esses lugares deve ser parte de um acordo final. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.

TAGS