PUBLICIDADE
Notícias

Embaixadora dos EUA na França promete cooperação após denúncias de espionagem

09:45 | 25/06/2015
A embaixadora dos Estados Unidos na França, Jane Hartley, reiterou as promessas norte-americanas de estreitar a cooperação de inteligência e segurança entre os dois países depois de revelações de que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) espionou três presidentes franceses. Entre eles, o atual, François Hollande, e os ex-presidentes, Nicolas Sarkozy e Jacques Chirac.

As promessas foram feitas nesta quinta-feira por meio de um comunicado, um dia depois dela ter sido convocada pelo ministro de Relações Exteriores da França para responder sobre as revelações feitas pelo WikiLeaks.

Ontem, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse ao presidente francês que os EUA não estão alvejando suas comunicações. Obama reiterou que os EUA estão cumprindo o compromisso que ele fez em 2013 de não espionar o líder francês, após Edward Snowden ter revelado os atos de espionagem realizados pela NSA.

As novas denúncias apontaram as autoridades francesas em Paris, entre 2006 e 2012, falando abertamente sobre a economia da Grécia, as relações com a Alemanha e sobre a espionagem norte-americana sobre seus aliados. Fonte: Associated Press.

TAGS