PUBLICIDADE
Notícias

Com a hashtag #EuTambémDormi, médicos rebatem críticas sobre 'cochilar' durante plantões

O motivo é uma forma de protesto, depois que uma médica foi criticada por um blogueiro mexicano, por aparecer dormindo em uma foto durante plantão

16:16 | 09/06/2015

Médicos de toda a América Latina estão compartilhando fotos nas redes sociais com a hashtag #YoTambienMeDormi, onde eles aparecem dormindo ou tirando o velho cochilo durante os plantões.

O motivo é uma forma de protesto, depois que uma médica foi criticada por um blogueiro mexicano, por aparecer dormindo em uma foto.

O blogueiro, escrevendo no Noti-blog, diz: "Sabemos que esse trabalho é cansativo, mas eles têm a obrigação de cumprir suas responsabilidades, já que dezenas de pacientes precisam de seus cuidados em qualquer momento".

[VIDEO1] 

A foto mostrava uma residente de medicina do Hospital Geral 33, em Monterrey, no México, que dormiu às 3h00 da manhã, quando estava atendendo seu 18º paciente da noite. Ao inclinar a cabeça, a moça dormiu enquanto escrevia.

[SAIBAMAIS1] 

A partir de então, o médico mexicano Juan Carlos criou a hashtag #YoTambienMeDormi em um tuíte: "Eu também dormi depois de operar um, dois, três pacientes em um plantão qualquer".

[VIDEO2] 

De acordo com o dr. Fernando Sabia Tallo, coordenador da UTI do Hospital São Paulo (Unifesp) as fotos mostram a realidade dos médicos em plantões, inclusive no Brasil, e como a há uma visão distorcida sobre o problema.

"As jornadas de trabalho são longuíssimas. Em algumas áreas do país, há plantões de até 72 horas. As condições normalmente são ruins, há pressão, não dá tempo às vezes nem de comer ou ir ao banheiro", afirma Tallo, que é presidente da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem).

 Redação O POVO Online

TAGS