PUBLICIDADE
Notícias

Colômbia envia nota de protesto à Caracas após modificação de limites marítimos

20:40 | 20/06/2015
A chancelaria da Colômbia enviou uma nota de protesto ao governo da Venezuela logo após Caracas modificar, mediante um decreto unilateral, os limites marítimos em uma zona fronteiriça no Mar do Caribe, sobre a qual os países mantém um velho entrave.

A reclamação foi entregue ao embaixador venezuelano em Bogotá, Iván Rincón Urdaneta, segundo informou a assessoria de imprensa da chancelaria colombiana.

A ação diplomática de Bogotá foi motivada pelo decreto 1797/2015, publicado em maio na Gazeta Oficial da Venezuela, no qual o governo do presidente Nicolás Maduro ordena a criação de várias Zonas Operacionais de Defesa Integral Marítima e Insular (Zodimain, como são chamadas pelo governo venezuelano).

Uma destas zonas abarca águas ainda não delimitadas no Golfo da Venezuela, que se localiza no Mar do Caribe entre as penínsulas de Paraguaná, na Venezuela, e Guajira, na Colômbia. A região é alvo de uma disputa de décadas.

As negociações oficiais entre os países estão congeladas desde 2009.

As Zodimain, que podem se converter em teatros de operações militares, também incluem águas do denominado Esequibo, um território de 159,5 mil quilômetros quadrados disputado com a Guiana.

Por acordo entre os dois países, a reivindicação por Esequibo se encontra nas mãos do secretário-geral das Nações Unidas desde 1983. Fonte: Associated Press.

TAGS