PUBLICIDADE
Notícias

Após protestos, Correa volta atrás em projetos de imposto sobre herança e lucros

16:50 | 16/06/2015
O presidente equatoriano Rafael Correa desistiu de apresentar dois projetos de lei para tributar as heranças e rendimentos de capital após uma semana de protestos nas grandes cidades do país.

"Para evitar que estes grupos incitem mais violência, ainda mais quando estamos para receber a visita do papa (...) decidi retirar temporariamente os projetos de lei", disse Correa na noite de segunda-feira, em discurso transmitido por rádio e televisão.

O presidente acrescentou que está disposto e "criar um grande debate nacional sobre estas leis e, de modo geral, sobre que tipo de país desejamos". Ele também convidou a participação de grêmios, organizações sociais, da academias e dos jovens.

O papa Francisco deve visitar o Equador entre 5 e 8 de julho.

Na segunda-feira, quando voltava de um giro pela Europa, Correa havia sustentado que os protestos contra as duas iniciativas eram, na verdade, tentativas de desestabilizar seu governo por parte de grupos de direita.

De acordo com o governo, o imposto sobre heranças iriam afetar apenas 2% dos equatorianos, enquanto os tributos poderiam chegar a até 75% dos rendimentos. Fonte: Associated Press.

TAGS